Você realmente entende a importância da diversidade nas empresas? Embora o termo seja cada vez mais frequente em várias empresas internacionais, ainda gera muitas dúvidas. Há ainda muitas dúvidas acerca do que é ter uma gestão da diversidade como política e, até mesmo, sobre o conceito de diversidade. Pensando nisso, elaboramos alguns tópicos importantes acerca do tema. Confira o artigo na íntegra e entenda!

De forma prática, o conceito de diversidade nas organizações não está representado apenas na inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência física. É algo bem mais amplo e integrado, que chegou ao nosso Brasil durante década de 1990, junto com o avanço da globalização econômica.

Além disso, com a constante redução das barreiras no mundo, a preocupação das grandes empresas que começaram a necessitar de profissionais com conhecimentos distintos aumentou. A luta da inclusão foi fortalecida pelos movimentos sociais, como o de igualdade de gênero e o movimento negro.

Diversidade de histórias, raças, crenças, orientações sexuais, idades, gêneros, regiões e culturas. Cada um traz em sua bagagem conhecimentos únicos que podem ser aplicados no trabalho. Muito mais do que preencher uma tabela de cotas, trata-se da capacidade de interação com o diferente em prol de resultados produtivos.

Antes de tudo, que as empresas criem práticas de desenvolvimento que despertem os talentos e habilidades de todos, conscientizando-se de que a reunião de diferentes tipos de competências e perspectivas pode ser uma maneira valiosa de melhorar o desempenho das equipes.

Ainda assim, é importante destacar que a diversidade promove benefícios, como inovação, criatividade e engajamento. O reconhecimento aos profissionais faz com que se sintam mais motivados a darem o melhor de si.

Ver también otros artículos